As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) são ferramentas importantes no desenvolvimento de processos de ensino a distância, pois podem possibilitar mudanças significativas no ato de ensinar e de aprender. A utilização dessas tecnologias não pode se limitar à maneira diferenciada de apresentar os conteúdos, pois essa abordagem pode não ser suficiente para motivar os estudantes a aprender. Sendo assim, faz-se necessário o desenvolvimento de um ambiente favorável à aprendizagem significativa do aluno, no qual a vontade e disposição em aprender aflorem.
Nesse sentido, os fóruns de discussão apresentam-se como contribuição e como importante ferramenta de interação em educação a distância.
Fórum é a ferramenta mais utilizada para refletir, demonstrar, explicar, iniciar e concluir estudos. Nela, estudantes, tutores e convidados podem postar pequenos textos, comentar, complementar e replicar comentários, anexar informações e produções, enfim, estabelecer um diálogo no qual todos os envolvidos podem “ter a palavra”.
Cada um lê e posta, a seu tempo, as contribuições, o que permite fazer leituras e refletir antes publicação.
O fórum promove o desenvolvimento de habilidades de estudo, comunicacionais e de cooperação entre os participantes. Todos os autorizados podem ler e postar comentários.
A ação do tutor é de mediador do fórum, propondo temas, alimentando-o com instigações, sempre que necessário, e cuidando para que as discussões não se desviem dos temas propostos.
Um fórum deve ter data de início e fim e é interessante que o tutor lance uma boa provocação inicial - sempre sob a orientação do professor da disciplina, incentive e valorize as participações e faça uma consideração de encerramento, pontuando os aspectos mais relevantes da discussão.
Outra ferramenta usada é o Blog. Este permite, além do diálogo, a publicação da produção individual e coletiva dos alunos, comentários e contribuições de visitantes. São importantes para uma abordagem sócio interacionista do ensino e da aprendizagem. O trabalho de autoria se transformará, então, em um trabalho de coautoria, e a conjugação de esforços e competências contribuirá para a formação de valores essenciais à formação de uma consciência mais solidária, mais voltada para a construção coletiva e para o compartilhamento de informações. É um excelente recurso para desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos. Além disso, servem como espaço para anotações de aula e discussão de textos.
Você ainda tem alguma dúvida de como utilizar essas ferramentas?
Alguma sugestão para compartilhar conosco?
Deixe um comentário ou escreva para nós – verastudart@gmail.com .


Olá Vera.
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Acredito que a integração entre os alunos é o grande desafio do EAD, pois penso que o ambiente universitário, onde as pessoas apendem mais que coisas técnicas, é o grande aprendizado que a universidade proporciona. Em busca de sanar esses problemas, os blogs e redes sociais on line me parecem ser uma ótima oportunidade. Acredito que seja isso, a cada desafio, encontrar uma nova oportunidade. E o desafio do EAD, sob o meu ponto de vista, é proporcionar a troca e geração de novas ideias entre os estudantes por meio de um convívio social.
Olá, Vera!
ExcluirTambém gostei bastante de su blog. Parabéns!
Permitir que o aluno atue como um indivíduo ativo é um dos grandes desafios do EAD. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) deve ser capaz de garantir aos seus participantes plena interação, convivência e presença (ainda que virtual). Esta é uma questão extremamente pertinente, pois em nossa atual conjuntura “cibercultural” – para usar a expressão cunhada pelo professor Marco Silva – a tecnologia aparece, muitas vezes, como a solução para superar os problemas tradicionais da educação. Sem renegar o potencial educativo das novas tecnologias, é preciso ter em mente que o uso em si de ferramentas tecnológicas não garante a melhoria da qualidade de ensino. Assim sendo, um AVA deve possibilitar que o aluno seja o protagonista (e não um mero espectador) do processo ensino-aprendizagem.